Gastão Vidigal completa 60 anos de fundação

Gastão Vidigal completa 60 anos de fundação

Prefeito Ney Castilho comenta atual situação do município

Nesta quarta-feira, 24 de junho, o município de Gastão Vidigal completa 60 anos de fundação. Para a data foi preparada uma comemoração que iniciou no dia 18 e vai até o dia 26. O prefeito Ney Castilho aproveitou a data para comentar sobre a atual situação do município.

O primeiro tópico é justamente a crise enfrentada pelos municípios brasileiros. “Graças a Deus, estamos controlados, não temos dinheiro, mas não temos dívida também, nossas contas estão em dia, inclusive com o instituto de previdência, agora faço questão de frisar que a queda na arrecadação iniciou no ano passado, porém perdura até os dias de hoje, portanto precisamos administrar com eficácia para podermos manter os compromissos em dias”, analisa.

O chefe do Executivo destacou as obras que estão em andamento. “Temos a construção de banheiros na EMEI Nossa Senhora Aparecida, temos também a construção das tão sonhadas casas que findou a terraplanagem e as casas já começam serem construídas, e acabamos de construir recentemente o Centro Cultural, uma Ponte e concluímos a reforma de nossa Unidade Básica de Saúde”, afirma.

A construção das tão sonhadas casas populares, era muito esperada no município. “Quanto a área habitacional nosso grande desejo era a construção da nova CDHU e conseguimos. A construção já foi iniciada, portanto vamos trabalhar juntos com a construtora para que possamos concretizar a obra o mais rápido possível, pois sabemos que com as casas entregues estaremos realizando um sonho nosso e de mais 89 famílias”, destaca o prefeito.

Castilho falou sobre o investimento em áreas importantes como saúde, educação e social. “Como todos sabem, o município é obrigado a gastar 15% da arrecadação em saúde, no nosso caso estes gastos chegam a 30%, pois procuramos sempre fazer o melhor para nossos munícipes, sabemos que ainda é pouco, mas infelizmente se aumentarmos estes gastos certamente irá faltar em outro setor. Quanto a Educação, nossos gastos chegam a 27% do orçamento, fazendo com que tenhamos uma Educação de qualidade em nosso município, procurando inovar cada vez mais. No social, temos uma equipe no CRAS e no Órgão Gestor, que desempenha um trabalho com muito afinco, sempre procurando dar o melhor às nossas famílias que necessitam de atendimento”, explica. Ele ainda destaca outros investimentos. “Temos ganho do governo estadual a pavimentação de 300m no prolongamento da Rua José de Oliveira Marques e mais 300m na Rua Jorge de Oliveira Marques, temos também do governo do estado recursos para aquisição de um ônibus e do governo federal ganhamos recursos para construção de guias, calçadas e uma passarela para dar acesso ao Bairro Novo Brioso (Nova CDHU)”.

Sobre recapes, o prefeito está na luta para conseguir. “Temos diversas ruas que necessitam de recape, porém, o município não possui recurso para isso, já efetuei solicitação junto a diversos deputados, tanto estadual como federal, e acredito que deverá sair no próximo semestre”, almeja.

Já em relação a frota municipal, tiveram algumas aquisições. “Graças aos Governos Estadual e Federal, digo sem sombra de dúvida que temos uma frota nova, mas mesmo assim recentemente adquirimos 02 Vans para a Educação, 01 Van para o Social, 01 Van para a Saúde, 01 Caminhão Pipa que é de suma importância para um município e ainda adquirimos mais um Veículo Logan para o gabinete do Executivo”, enumera.

No entanto, segundo o prefeito, as expectativas para o segundo semestre não são boas. “Em viagens a Brasília e em São Paulo, somos orientados constantemente a continuar com o pé no freio, pois dizem que a arrecadação tende a diminuir mais ainda, porém vamos continuar trabalhando para o município como sempre fizemos, e sempre lembrando que cautela e caldo de galinha não faz mal para ninguém”, diz.

Ele ainda deixa um agradecimento. “Quero deixar meus sinceros agradecimentos a nossa população, pela compreensão que vem tendo frente as dificuldades que o município vem enfrentando, tenha certeza que nosso intuito é melhorar cada vez mais, para que todos possam ter uma vida digna em nosso munícipio, desejo a todos muita paz, saúde e harmonia, e que Deus e nosso Padroeiro São João Batista cubra de bênçãos todas as famílias vidigalenses, e não se esqueça que por trás de toda atitude existe uma história. Um forte abraço do amigo de sempre Ney Castilho”.

Programação de aniversário

De 18 a 26 de junho acontece a programação de aniversário em comemoração aos 60 anos do município.

No dia 18 foram realizadas duas partidas de futebol entre Juvenil do Vidigal e o Juvenil do Penapolense, no Estádio Municipal.

No dia 19 foram inauguradas três importantes obras: Centro Cultural, Pista de Caminhada e Portal de entrada da cidade. O evento aconteceu no Auditório Municipal.

No dia 20, teve animação com grupo de pagode no Calçadão. No dia 21 foi realizada missa do início do trido de São João Batista.

Já no dia 22, as comemorações se iniciaram com apresentação de denças com crianças da EMEI e EMEIF na Praça da Matriz. A programação seguiu com missa sertaneja de continuação do trido e show musical com a presença do cantor Ney Maia.

Ainda acontece:

Dia 23/06 – 19h30 missa de continuação do trido de São João Batista e a partir das 21h tradicional Festa Junina na Praça da Matriz com distribuição de Chá, Quentão, Pipoca e Amendoim, e logo após sensacional Show Baile com a Banda W Brasil.

Dia 24/06 – 19h30 Missa e Procissão do Padroeiro São João Batista.

Dia 26/06 – 19h30 no Centro Comunitário apresentação de Danças, Coral e Ballet com participantes do CRAS.

Galeria de fotos