Prefeitura realiza campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Prefeitura realiza campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é realizada a campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes” que quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Assim, a Prefeitura Municipal, CRAS “Sra. Joana Navarro Militão”, o Órgão Gestor de Assistência Social, Escola Estadual Profª "Tereza Valverde Cardoso Tirapelli" realizaram Campanha procurando mobilizar não só seus frequentadores, mas também a população de modo geral.

No dia 04 foi apresentada a peça de teatro "O Segredo de Léo" que se trata de uma peça infantil livre, porém é indicada para um público de 7 até 12 anos de idade, sendo essa de cunho educativo contra o abuso e exploração sexual infantil. A peça conta com dois personagens, sendo Léo, um menino que sofre abuso e Jack, um investigador de polícia contratado pelos pais para desvendar o caso.

O evento foi realizado na quadra da Escola Estadual, contando com a presença da Direção, Coordenação, Professores e principalmente dos alunos com faixa etária entre 07 e 11 anos. Foram realizadas duas apresentações, sendo uma no período da manhã e outra no período da tarde.

No da 05 foi a apresentação para os adolescentes, com o espetáculo "MANOS", relata a vida de Tibério e Silvério, os quais, tomam conta de uma humilde oficina auto mecânica dentro do quintal de casa. Arcaram com a grande responsabilidade de levar a diante um trabalho significativo em suas vidas, pois a perda dos pais os fizeram ter a consciência da importância do cuidado um com outro. Jovens e sem experiência alguma de vida, se deparam com diversas situações relacionadas à valorização da vida e mesmo um ajudando ao outro, só conseguem aprender a lição nas extremidades dos obstáculos. A peça aborda temas que desafiam a sociedade, como DST´s, tabagismo, gravidez precoce e aborto.

O evento foi realizado no Auditório Municipal, contando com a presença da Coordenação, Professores, principalmente dos alunos da Escola Estadual, estando entre eles os participantes do Programa Ação Jovem, com faixa etária entre 12 e 17 anos, no período da manhã.

No dia 05 no período da noite, foi realizada no Auditório Municipal, em parceria com o CONSEG e a Polícia Militar, uma palestra para os beneficiários dos Programas Bolsa Família e Renda Cidadã, com a Delegada de Polícia Civil Drª. Ana Lúcia de Sousa Ghaname, falando sobre o abuso contra crianças e adolescentes, as formas de abuso, formas de prevenção, a importância do diálogo em família, a relação que a família tem com os tabus da sexualidade em relação as crianças, características do abusador, as estratégias para se aproximar da vítima, as mudanças de comportamentos da vítima, relatando ainda depoimentos de casos que ela atendeu, como forma de sensibilizar os participantes.

Os resultados foram plenamente satisfatórios, visto que todos os envolvidos ficaram atentas as informações relatadas, demonstrando reconhecer a importância do tema e as formas de denunciar, dentre eles, o disque 100, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e o CRAS.

Galeria de fotos