Prefeitura de Gastão Vidigal incentiva parceria entre CRAS e equipe de saúde no combate à dengue

Prefeitura de Gastão Vidigal incentiva parceria entre CRAS e equipe de saúde no combate à dengue

No dia 03 de março a Enfermeira Jislaine e a responsável pelo controle de vetores, Elisângela, compareceram ao CRAS para a realização de uma palestra informativa sobre a Dengue. O encontro foi realizado com o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e com os beneficiários do Programa Ação Jovem.

Primeiramente a coordenadora, Luciane apresentou as palestrantes e ressaltou a relevância do assunto nesse período. Em seguida, Jislaine abordou dados que demonstram o avanço da doença e o aumento do número de óbitos. Além disso, salientou os sintomas da dengue, a evolução da doença, exames e tratamento, inclusive alertando sobre a importância da hidratação oral e as medicações que podem ou não ser utilizadas. Fazendo uso de imagens em que houve dengue hemorrágica como uma forma de ilustrar os sintomas.

Posteriormente, Elisângela falou sobre a prevenção, enfatizando os cuidados necessários, dentre eles a limpeza dos quintais, a higiene de objetos que retêm água, etc. Apresentou ainda o ciclo de vida do mosquito, seus hábitos e como é realizado o trabalho da equipe de vetores.

Para finalizar foi entregue a cada participante um folheto informativo como uma forma de reforçar as informações prestadas e solicitando que eles divulguem as mesmas para contribuir com o controle da doença e do inseto transmissor.

O objetivo da reunião foi informar sobre a dengue, sendo que nossa região tem sido bastante afetada pela doença e que seu controle depende da colaboração da população. Além de ser uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao assunto. Os resultados foram satisfatórios, visto que os participantes estiveram atentos.

Galeria de fotos