Alunos da rede municipal de Educação Participam da Olímpiada para alunos do Ensino Fundamental promovida pela UNIFEV

Alunos da rede municipal de Educação Participam da Olímpiada para alunos do Ensino Fundamental promovida pela UNIFEV

Evento, realizado no sábado, dia 30 de novembro, fez parte de projeto que busca incentivar o interesse dos estudantes por pesquisas e experimentos

Cerca de 50 alunos, entre eles, dois de Gastão Vidigal, do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Votuporanga e de escolas municipais da região, parcerias do Sistema UNIFEV de Ensino, participaram, no sábado, dia 30, de uma Olimpíada de Ciências, promovida pela UNIFEV.

A atividade, organizada pelo docente da Instituição Prof. Me. João Vicente Escremin, em parceria com os universitários bolsistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), aconteceu no Campus Centro, a partir das 7h45.

O evento teve início com a apresentação de três experimentos científicos. Em seguida, os participantes fizeram uma prova prática sobre as experiências presenciadas.

Venceu o desafio quem obteve o melhor desempenho na tarefa. Os primeiros colocados foram premiados com brindes e certificado.

Participaram do evento, representando o município de Gastão Vidigal, Maria Tereza Garcia Bergantini e Gabriel da Silva Oliveira, ambos do 1º ano do Ensino Fundamental da EMEIF Prof.ª Cleusa Pantaleão Pires, alunos da professora Mercedes Aparecida da Silva. As crianças foram selecionadas pelo universitário bolsista da UNIFEV, do curso de licenciatura de Matemática, Fabrício Oliveira de Carvalho.

Segundo Escremin, o objetivo da Olimpíada é possibilitar aos estudantes um contato mais direto com a ciência, desde as primeiras séries do Ensino Fundamental.

“Quando o aluno vivencia a prática, ele assimila muito mais rápido o conteúdo. Esse é o modelo de ensino que desenvolvemos com professores em formação da Instituição, nas escolas municipais, por meio do Parfor. Nosso objetivo é superar o velho hábito de apenas repassar o conhecimento disponível nos livros, para assim, despertar o interesse das crianças por disciplinas como a Ciência e a Química”, finalizou.

Galeria de fotos