CRAS de Gastão Vidigal realiza campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes com apoio da Prefeitura e Órgão Gestor

CRAS de Gastão Vidigal realiza campanha de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes com apoio da Prefeitura e Órgão Gestor

Desde o início do mês de maio foi iniciada a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, por meio de ações nas reuniões socioeducativas no CRAS e apresentações nos vários seguimentos do município. Essa é uma iniciativa da Prefeitura e Câmara Municipal, Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e do Órgão Gestor Municipal de Assistência Social de Gastão Vidigal.

No dia 13 de Maio houve apresentações na Praça da Matriz. Inicialmente o orador Ivan fez a abertura, ressaltando a importância da campanha e passando a palavra às autoridades presentes, fazendo uso da mesma o Exc. Srº Prefeito Municipal Roberto Carlos Breseguello e a Coordenadora do CRAS, Luciane Paula de Castilho Francisco. Em seguida, houve as apresentações, dentre elas, teve jogral das crianças e adolescentes das reuniões socioeducativas, Coral com as Idosas, Oficina de Balé, Oficina de Atividades Circenses e de Dança, além de um vídeo produzido pelos jovens, contando também com a apresentação de flauta de um convidado especial, Adriano, jovem beneficiário do BPC.

No dia 14 de Maio no período da manhã e tarde os participantes do CRAS realizaram uma apresentação na E.E. Profª Tereza Valverde Cardoso Tirapele. Inicialmente houve a apresentação do jogral das crianças e adolescentes seguida pela peça teatral desenvolvida pelas idosas embasada na música “Aquarela” evidenciando uma situação de abuso, seguida pela apresentação da música “O Sol”. Para finalizar, foi exibido o vídeo produzido pelos jovens simulando um nocaute contra o abuso e exploração sexual. No período da noite houve uma palestra no auditório municipal para os beneficiários do Programa Bolsa Família, Renda Cidadã e Viva Leite.

No dia 16 de Maio houve confecção de cartazes nas oficinas socioeducativas para utilização durante a passeata e fixação nos órgãos públicos visando uma maior conscientização da população de modo geral.

No dia 17 de Maio no período da manhã houve a passeata com saída da E.E. Profª Tereza Valverde Cardoso Tirapele percorrendo as ruas da cidade com o apoio da Polícia Militar e Conselho Tutelar. No período da noite houve o encerramento oficial da campanha na Praça da Matriz com a exibição da peça: “Araceli, meu amor” de São José do Rio Preto, além de brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce, com o intuito de reforçar que criança tem o direito de brincar e merece ser protegida.

No dia 20 de Maio no período da manhã e da tarde foi realizada uma dramatização pela equipe do CRAS na E.M.E.I.F Cleusa Pantaleão Pires com uso de imagens e músicas procurando abordar o tema de forma simples e direta para que as crianças pudessem compreender e se proteger.

O objetivo das ações foi oferecer atividades diversificadas que contribuam para a conscientização da comunidade, sobre um tema extremamente relevante na atualidade que é a questão do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O resultado foi satisfatório, pois o público se mostrou satisfeito com as apresentações e ações desenvolvidas.

Galeria de fotos