Profissionais de Educação de Gastão Vidigal em Congresso Internacional de Educação em Votuporanga

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Gastão Vidigal, os profissionais em educação municipais da EMEIF Professora Cleusa Pantaleão Pires e EMEI Nossa Senhora Aparecida, participaram do 2º Congresso Internacional da Educação promovido pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE Noroeste Paulista) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Votuporanga. A organização e realização desse evento de grande relevância para a região noroeste paulista, o evento aconteceu entre 23 a 26 de julho de 2013, em Votuporanga.

O principal objetivo do Congresso foi oferecer oportunidades de formação continuada e atualização em tecnologias educacionais que possibilitem aos participantes atuarem em sala de aula com competência para garantir que todo aluno da região realize a aprendizagem na idade certa.

A programação trouxe atividades abrangentes e de relevância no cotidiano da educação escolar atual refletindo não só no noroeste paulista, mas sendo precursora de outras ações similares no contexto nacional.

Dessa forma, o Congresso alinha-se às iniciativas do governo federal, como o Programa e o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, incentivando reflexões e ações, bem como instigando a produção de resultados associados, contribuindo para os seus sucessos. Além disso, representa uma oportunidade à reunião de profissionais e acadêmicos das licenciaturas, possibilitando a troca de experiências e a disseminação de elementos com potencial de transformação da prática docente.

O evento expressou um regime de compartilhamento de responsabilidades no que se refere ao desenvolvimento da educação no território regional, efetivando na prática o regime de colaboração vertical entre União, Estado e Municípios e o regime de colaboração horizontal entre os municípios do noroeste paulista.