Prefeitura e CMAS realiza VII Conferência Municipal de Assistência Social

No dia 05 de julho aconteceu a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Gastão Vidigal no Auditório Municipal. Toda a comunidade foi convidada, enfatizando a importância da participação dos beneficiários dos Programas Renda Cidadã, Ação Jovem e Bolsa Família que estiveram presentes.

A Conferência teve início com as boas-vindas dadas pelo orador Rodrigo da empresa Vallues e da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Luciane Paula de Castilho Francisco, que agradeceu as autoridades como prefeito municipal, vice-prefeita, vereadores e autoridades presentes.

Em seguida foi cantado o Hino Nacional e após Rodrigo fez a explanação do tema da Conferência: “A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS” e teve como Subtemas os eixos: I - O Cofinanciamento obrigatório da assistência social; II - Gestão do Suas: vigilância Socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; III - Gestão do trabalho; IV - Gestão dos serviços, programas e projetos; V - Gestão dos benefícios no Suas; e VI - Regionalização.

Esclarecidas as dúvidas sobre o assunto, organizaram-se os grupos de trabalho para o levantamento dos avanços, dificuldades e de propostas, assim realizou-se uma explanação dos mesmos. Durante a realização da conferência a coordenadora do CRAS falou sobre a importância da participação das famílias nos projetos, elogiando os trabalhos artesanais executados com os grupos de crianças e famílias.

Para encerrar, foi feita a eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Regional de Assistência Social.

Os participantes puderam avaliar o evento e classificaram o mesmo como excelente, nos vários aspectos avaliados. Cabe ressaltar que tiveram a possibilidade de fazerem suas colocações e esclarecerem suas dúvidas.

Ao final, foi realizada uma confraternização.