Gastão Vidigal incentiva o descarte correto das lâmpadas fluorescentes

Gastão Vidigal incentiva o descarte correto das lâmpadas fluorescentes

O setor de Meio Ambiente do Município de Gastão Vidigal está com um ponto de coleta permanente de lâmpadas fluorescentes, na Casa da Agricultura – Rua Luiz Marquezi nº 501.

As Lâmpadas Fluorescentes são extremamente nocivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas se não forem descartadas de maneira correta. Isto porque as lâmpadas fluorescentes contêm gases de metais sob pressão no interior do bulbo (vidro), tais como mercúrio, altamente tóxico.

O mercúrio é um elemento que se acumula no organismo, ou seja, uma vez que este metal entra em nosso corpo, não é possível eliminá-lo. Portanto, se as lâmpadas forem descartadas em local inapropriado, os gases se desprenderão e com a chuva podem infiltrar no solo, contaminando lençóis freáticos cuja água poderá servir direta ou indiretamente para o consumo humano, seja abastecendo as casas ou sendo utilizada para irrigar plantações por exemplo.

Segundo pesquisa publicada no jornal O Estado de S. Paulo, das cerca de 200 milhões de unidades consumidas anualmente no Brasil, apenas 6%, recebem a destinação correta – o que inclui a retirada do mercúrio e a reciclagem dos materiais.