Gastão Vidigal e Magda recebem certificado

Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do FECOP

No último dia 13 de dezembro o vice-governador Márcio França anunciou o Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo. A divulgação foi feita durante a comemoração de 10 anos do Programa Município VerdeAzul (PMVA). A classificação deste ano foi para 48 municípios que conseguiram atingir nota superior a 80 pontos. O destaque da região ficou por conta de Gastão Vidigal e Magda que ficaram em 15º e 33º lugares, respectivamente.

Gastão Vidigal recebeu ainda os prêmios de interlocutora suplente articulada da região das bacias hidrográficas Baixo Tietê/ São José dos Dourados, pelo desempenho da funcionária Débora Fernandes e o prêmio André Franco Montoro como melhor município da bacia hidrográfica do Baixo Tietê, “quero agradecer o esforço e dedicação da funcionária Debora pela conquista e agradecer ainda todos os funcionários da Casa da Agricultura, pois é através desta união que juntos faremos melhor”, destacou o prefeito do município, Roberto Breseghello.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Em 2017 houve novidades para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.

O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possa utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis. O primeiro Ranking Ambiental do PMVA foi anunciado em 2008, com a certificação de 44 municípios. O último foi feito em 2016 e certificou 78 municípios.

Além dos municípios classificados, foram destacadas as cidades com melhor desempenho em suas regiões, que receberam o Prêmio Interlocutor Articulado 2017.

A prefeita de Magda, Viviane Caselli Vital, presente ao evento de premiação, destacou a participação de todos os departamentos da prefeitura, destacando que sem a participação de todos os envolvidos o prêmio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado e aumento da qualidade de vida da população não seriam alcançados, “estou muito contente e queremos melhorar ainda mais nossos resultados, acredito que quem cuida do Meio Ambiente cuida de tudo, e assim quero continuar o meu mandato”, finalizou a prefeita.