Gastão Vidigal na Campanha de Combate ao Abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente

Gastão Vidigal na Campanha de Combate ao Abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente

A Prefeitura Municipal de Gastão Vidigal em parceria com o CRAS, Órgão Gestor, Conselho Tutelar, Escolas, Policia Civil e Militar realizam uma semana de ações em alusão aos 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é realizada a campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes” que quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Então, durante a semana de 15 a 19 de maio foram realizadas diversas atividades pela Prefeitura Municipal de Gastão Vidigal com os órgãos: CRAS, Órgão Gestor, Conselho Tutelar, Escolas, Policia Civil e Militar, dentre elas:

• Abertura da Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes:
- Passeata e panfletagem com CRAS, Órgão Gestor, Policia Militar e Conselho Tutelar de Gastão Vidigal e Floreal

• Socioeducativa do PAIF - Programas Bolsa Família, Renda Cidadã e Viva Leite:
- Palestra socioeducativa para as famílias beneficiadas, com o tema: Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – Dr. Marcos Roberto Alves da Costa (Delegado de Policia Civil de Gastão Vidigal).

• SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) para Idosos:

- Palestra: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

• SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) para Jovens e Ação Jovem:

- Palestra com o tema: Combatendo o abuso sexual;

- Filme: O Silêncio de Lara – Projeto: Quebrando o Silencio;

• SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo) para Crianças e Adolescentes de 06 a 15 anos:
- Palestra com o tema: Combatendo o abuso sexual;
- Vídeo: Defenda-se!
- Produção de desenhos e cartazes.

• Oficina de Acompanhamento Familiar:
- Palestra: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
- Palestra: com a Regina Maria Pontes Assistente Social do Fórum da Comarca de Nhandeara
- Palestra: Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. - Para direção, professores e funcionários das escolas do município.



• Apresentação de um teatro de fantoche:
- E. E. Prof.ª Tereza Valverde Cardoso Tirapele para os alunos do 2º ao 5º ano;

• Passeata:
Para encerrar as atividades houve uma passeata em que participaram a equipe do CRAS, Conselho Tutelar, Policia Militar, Direção, professores e os alunos da E. E. Prof.ª Tereza Valverde Cardoso Tirapele. A passeata percorreu a cidade com carro de som e a Policia Militar, como uma forma de chamar a atenção de toda a população. Durante a mesma, foram entoadas músicas relacionadas ao tema e as crianças estavam com bexigas, cartazes, faixas e rostos pintados com a flor símbolo da campanha.

Os resultados foram plenamente satisfatórios, haja vista a participação ativa de todos os envolvidos, e as orientações prestadas quanto aos cuidados a serem tomados e as formas de denunciar, dentre eles, o Disque 100, o Conselho Tutelar, a Polícia Militar e o CRAS.

Galeria de fotos