Alunos realizam sarau e instalação poética em Gastão Vidigal

Alunos realizam sarau e instalação poética em Gastão Vidigal

Na última sexta-feira, 14, a E.E. Prof.ª Tereza Valverde Cardoso Tirapele foi palco de uma instalação poética e um sarau literário. Na ocasião, os alunos da 2ª série do ensino médio fizeram a exposição de seus trabalhos de antologia poética. Os convidados especiais da noite foram os pais dos alunos, que além de participarem de um coquetel, puderam ouvir seus filhos declamando poemas que eles mesmos produziram e outros escolhidos especialmente para a data.

Antologia poética é uma coleção de trabalhos literários, geralmente poemas, agrupados por temática, autoria ou período. Os temas escolhidos foram amor, liberdade, morte e saudade. Para a exposição foram desenvolvidos projetos como desenhos e maquetes que procuravam tornar físico cada um destes sentimentos, como uma expressão daqueles poemas.

Segundo a professora Marcelí Aparecida de Carvalho Fernandes, idealizadora do projeto, a ideia surgiu da produção do material, realizado durante as aulas de Língua Portuguesa. “Os trabalhos ficaram tão bem feitos que eu e a direção da escola decidimos que eles mereciam ser expostos. O objetivo foi desenvolver a paixão por poemas, fazendo com que os alunos conhecessem os poetas, a vida deles, trabalhar em grupo e desenvolver a criatividade, e o resultado não poderia ter sido melhor. O apoio do coordenador Angelo Marcos de Oliveira e da diretora da escola Almerinda Maria de Oliveira Rangel foi imprescindível para o sucesso do nosso evento”, completa.

“Esse trabalho foi muito gratificante e serviu para unir a sala e incentivar nosso trabalho em equipe. O mais interessante foi demonstrar por meio de nossos desenhos e projetos o que os poemas queriam dizer e ainda ajudar as pessoas a entender os autores”, comentam as alunas Aida Luzia A. R. da Silva e Fabiany Rodrigues Brazil.

Os trabalhos estão em exposição na biblioteca da escola até o final deste mês.