Escola de Gastão Vidigal recebe pais

Escola de Gastão Vidigal recebe pais

A EMEI Nossa Senhora Aparecida de Gastão Vidigalteve a honra de receber os pais pela primeira reunião do ano letivo de 2016, a equipe escolar tem muito a agradecer aos pais/responsáveis que compareceram e firmaram compromissos educativos junto a escola, fortalecendo os laços de relacionamento Escola x Família. Sempre obtivemos resultado satisfatório em relação a presença de participantes nas reuniões e desta vez não poderia ser diferente.

Foi apresentado aos pais às normas de convivência, os direitos e deveres das famílias e crianças contidos no Regimento Escolar, foram realizados também a eleição do Conselho de Escola. Na oportunidade a direção apresentou aos pais os novos Membros do Conselho Tutelar do Município, empossados em janeiro de 2016, agradeceu-se a presença dos mesmos e principalmente pela parceria efetiva entre as duas Entidades, a qual sempre foi dada suporte legal a direção e famílias de crianças matriculadas nesta Instituição.

Durante a reunião a direção colocou aos pais que a Instituição vai muito bem administrativamente, a qual se deve a superação dos desafios enfrentados na educação brasileira deste novo século, a gestão democrática e participativa.

Em meu ponto de vista trabalhar com a gestão democrática, não é fácil, mas ela nos permite a efetivação e a participação dos vários segmentos da comunidade escolar, ou seja, pais, professores, crianças e funcionários. Com o envolvimento desta comunidade nas diversas tomadas de decisões, sobre aonde se quer chegar e de maneira que se quer chegar entre os vários aspectos da organização escolar, é que efetivamos a gestão participativa em nossa escola. Em síntese: “ É muito importante a participação de todos” .

Ao trabalhar na linha da gestão democrática, automaticamente é desenvolvido um aspecto importantíssimo à gestão escolar, o saber “ouvir”. É o momento oportuno de se dar a vez e voz desde os menores, crianças, até a comunidade escolar e extraescolar. Pensando assim a Instituição criou o baú de sugestões que permite que as famílias participem mais e sintam se mais a vontade para exporem ideias novas a qual estas possam contribuir na construção e evolução da Unidade nos aspectos educativos e pedagógicos, a qual nos levará ao sucesso educacional e consequentemente a confiança da comunidade escolar.

O bom andamento da escola se deve também ao bom planejamento realizado a todo início de ano e revisto periodicamente entre direção, professores e funcionários. Vamos comparar o diretor a um técnico de futebol, o técnico distribui funções aos jogadores e quando todos estão em campo, ele acompanha cada jogada esperando alcançar a vitória, assim é o diretor, ele distribui funções aos segmentos, para que todos possam caminhar em mesma direção sem perder o foco e alcançar o referencial almejado, educação igualitária e de qualidade, e após distribuir é necessário acompanhar, planejar e avaliar a rotina diária dos diversos ambientes escolares. É primordial estar bem próximo da equipe, acompanhar e fazer as intervenções necessárias sempre, pois assim teremos um atendimento de qualidade com o foco sempre na criança.

Além da gestão democrática e participativa, outro fato que vem nos contribuindo muito para o bom desenvolvimento da escola, é a ação proativa, é um dos aspectos que contribui e muito para a gestão administrativa, cuidar e resolver problemas proativamente é um bom passo para garantir o sucesso no futuro.

Quero deixar meus agradecimentos a todos os envolvidos diretamente ou indiretamente com a educação das crianças e da Instituição, pais, professores, funcionários, ao Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestre e ao Conselho Tutelar Municipal, que nunca mediram esforços colaborativos com a Unidade Escolar. Agradeço também a Prefeitura Municipal pela parceria e atendimento dos recursos materiais.

Deixo neste momento um pensamento de Paulo Freire: “ Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender”.

Galeria de fotos