Grupo de Idosas recebem alunos

Grupo de Idosas recebem alunos

No dia 10 de novembro de 2015 houve mais uma reunião socioeducativa com os idosos. Desta vez o grupo recebeu a visita dos alunos do 2º ano do Ensino Médio da EE “Profª Tereza Valverde” que realizaram atividade intergeracional com o Grupo de Idosas do CRAS de Gastão Vidigal.

O encontro foi conduzido pela professora Magali da disciplina de Filosofia da escola, juntamente com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, sendo acompanhados pela educadora social da Empresa Nohaus Projetos e Serviços, Gilseleide, as técnicas do CRAS, a coordenadora Luciane, a psicóloga, Liliane, a assistente social, Vanessa e as funcionárias Eliana e Helena. O tema foi “O idoso na sociedade”.

Inicialmente, Luciane deu boas vindas a todos e passou a palavra para Magali que explicou que há algum tempo está realizando várias ações com os alunos dessa sala, sendo aproximadamente 35 participantes, com várias ações desenvolvidas por meio de rodas de conversas, visitas ao lar dos velhinhos de Nhandeara, estudo dos filósofos que tratam da velhice e o preconceito, e o Estatuto do Idoso, dentre outras atividades e para completar o trabalho buscou proporcionar um encontro com as idosas do município para esclarecerem suas dúvidas. Cabe ressaltar que a execução do projeto foi apoiado pela gestão da referida escola em todos seus aspectos.

Assim, as idosas do grupo foram organizadas no salão juntamente com os jovens e deu-se início ao bate papo, em que os jovens fizeram perguntas sobre independência, relacionamento, família, sexo na 3ª idade e o cumprimento ao Estatuto do Idoso, principalmente com relação ao atendimento preferencial.

Durante o encontro as idosas procuram relatar suas vivências e orientar os jovens sobre a importância de desde já valorizarem sua família, respeitando e auxiliando ao próximo.

Para encerrar, as idosas reforçaram vários aspectos positivos que envolvem o grupo e foi proposto um abraço coletivo no intuito de salientar a relevância do carinho e afeto.

O objetivo da reunião foi propiciar um encontro intergeracional para o compartilhamento de experiências relacionadas ao idoso, como uma forma de desmistificar algumas impressões e os jovens poderem perceber que existe uma vida ativa por parte dos idosos do município. O resultado foi satisfatório, pois as integrantes estiveram participativas e ficaram lisonjeadas com a visita dos alunos e da professora Magali.

Após foi realizada uma confraternização, tendo sido providenciada pela diretora da escola, a Srª Almerinda Rangel, no qual a equipe do CRAS agradece a ela, a professora Magali e alunos pela iniciativa.

Galeria de fotos