Nhandeara recepciona 62 prefeitos da AMA

Encontro debateu Gestão Municipal de Resíduos Sólidos com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas

O município de Nhandeara, através do prefeito Ozinio Odilon da Silveira recepcionou 62 prefeitos integrantes da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense) para um encontro com o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, na última segunda-feira, 10, no Nhandeara Esporte Clube – NEC. O encontro debateu a Gestão Municipal de Resíduos Sólidos e contou ainda com a presença do coordenador do Programa Município VerdeAzul, Ricardo Montoro, do engenheiro da CETESB, Flávio Miranda, do prefeito de Nova Aliança e presidente da AMA, Jurandir Barbosa de Morais (Jura) e deputados da região, entre eles, Carlão Pignatari, Orlando Bolçone, Sebastião Santos e Itamar Borges.

Durante o encontro, Montoro esclareceu sobre qual a melhor forma de implantar a política municipal de resíduos sólidos e apresentou dez diretivas do programa: Esgoto tratado, Resíduos soídos, Biodiversidade, Arborização urbana, Educação ambiental, Cidade sustentável, Gestão das águas, Qualidade do ar, Estrutura ambiental e Conselho municipal.

O técnico da CETESB falou sobre a meta estadual de resíduos e explicou os quatro projetos criados pelo Governador. 1 – Elaboração do plano estadual – hoje em fase de diagnóstico. 2 – Apoio aos municípios com realização de oficinas – dia 26 de março terá um encontro regional em Rio Preto, com inscrições pelo site do CEPAM. 3 – Melhoria na gestão dos resíduos sólidos. 4 – Logística reversa, tirar do poder público para as empresas.

Bruno Covas frisou, insistentemente, a necessidade de se levar a informação para as escolas. De acordo com ele, cinco mil escolas estaduais vão receber um kit de educação ambiental, formado por 24 livros, que orientam crianças e adolescentes de todas as idades a reciclar lixo, amenizar o aquecimento global, economizar água e luz entre outros tópicos de proteção dos recursos naturais do planeta. Também falou sobre a necessidade dos gestores municipais estarem atentos para a formulação de políticas públicas com relação ao meio ambiente.

Antes do encontro o prefeito de Nhandeara, Dr. Odilon, acompanhou o secretário Bruno Covas, assessores e outras autoridades a uma visita ao Centro de Triagem de Resíduos Sólidos que está em fase final de construção no município.