Região recebe primeiros caminhões-caçamba do PAC 2

N Governo Federal entregou os primeiros caminhões-caçamba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a municípios paulistas da nossa região. Os 31 veículos somam investimento de mais de R$ 7 milhões e irão beneficiar cerca de 30 mil produtores rurais do interior do estado. A cerimônia de doação foi realizada na sexta-feira, dia 31 de janeiro no município de Tanabi.

A região atendida reúne pequenos municípios que têm como base econômica a agricultura familiar. A produção local passa por um processo de transição da monocultura do café e do leite para a diversificação do cultivo. Para isso, os produtores contam com políticas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que garantem mercado para a produção. O que reforça a necessidade de vias de acesso ao meio urbano de qualidade, para garantir o escoamento dos alimentos.

Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no estado, José Reinaldo Prates, os equipamentos do PAC têm sido fundamentais neste processo de fortalecimento da agricultura familiar na região. “Essas prefeituras, na maioria, têm equipamentos antigos, com alto custo de manutenção. A renovação da frota faz toda a diferença nesse processo de estruturação das estradas, o que garante que os alimentos produzidos cheguem com qualidade ao mercado consumidor”, pontua.

O estado já recebeu 521 retroescavadeiras – contemplando todos os municípios selecionados pelo Governo Federal no estado – e 111 motoniveladoras. Os caminhões irão complementar o trabalho iniciado pelos equipamentos. “O caminhão-caçamba contribui, com as outras máquinas já entregues para facilitar o transporte de famílias, produtos e de bens adquiridos na cidade. Além disso, reduz os gastos com a frota municipal, já que as vias estarão em condições melhores”, avalia a prefeita de Tanabi, Maria Izabel Lopes Repizo.

Até a conclusão da ação, prevista para o primeiro semestre de 2014, 521 municípios paulistas receberão o conjunto composto por retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba. O investimento deve alcançar R$ 425,5 milhões e contemplará mais de 970 mil habitantes do meio rural.