• História do Município

História

Histórico do município

Por volta do ano de 1.890, Antônio Pereira e família, comparam 4.420 alqueires de terras, compreendidos entre o Rio Barra Grandes do Mato Grosso e o córrego fundo atual córrego Canjarana.

No ano de 1.914, Antônio Pereira dividiu a propriedade em duas partes, que são atualmente, as chamadas fazendas Barra Grande do Mato Grosso e Canjarana. Em 1.925, com a colonização das fazendas, surgiu a ideia da fundação de um povoado, e a 24 de junho do mesmo ano fundaram uma vila que a principio deram o nome de São João da Bela Vista, denominação esta, logo a seguir mudada para Brioso, nome que vigorou até 1.953, quando foi alterado para Gastão Vidigal. Foram fundadores da Vila Jorge de Oliveira Marques e João Pereira Dias.

Como o antigo povoado de Brioso era subordinado ao Distrito de Floreal, no município de Nhandeara, pleitearam também a sua elevação à categoria de Distrito de Paz, o que conseguiram pela LEI Nº. 233, DE 24 DE DEZEMBRO DE 1.948, posta a execução a 1º de janeiro de 1.949.

Dado o seu desenvolvimento, em 25 de janeiro de 1.953, foi realizada uma reunião para estudar a possibilidade de elevação do Distrito à categoria de Município e a 30 de Dezembro de 1.953, pela Lei nº. 2.456, foi o Distrito de Brioso elevado a Município, com o nome de GASTÃO VIDIGAL, na Comarca de Nhandeara, com sede na vila de igual nome (EX-BRIOSO) e com território do respectivo distrito. Foi instalado a 1º janeiro de 1.955.

Este Município foi constituído com os distritos de Gastão Vidigal e Nova Luzitânia.

Conheça a história de Gastão Vidigal - SP

Versão provisória do histórico de Gastão Vidigal - SP. Obra em formato digital. Esta ainda não é uma versão definitiva, faltando uma revisão final e acréscimos. Interessados em participar, políticos que não foram encontrados e seus familiares, pedimos que encaminhem suas sugestões, dúvidas ou pedidos de acréscimos e opiniões para o e-mail da empresa responsável:
hr.historiaregional@gmail.com ou faellewis@hotmail.com com o assunto: GASTÃO VIDIGAL – SP

Em breve lançamento da versão final. Continue lendo em:
https://www.dropbox.com/s/718uihe8ceoztcx/Hist%C3%B3ria%20de%20Gast%C3%A3o%20Vidigal%20-%20vers%C3%A3o%20de%20avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf?dl=0



LOCALIZAÇÃO:

O Município de Gastão Vidigal está situado na zona fisiografia denominado “Pioneira”. As coordenadas geográficas da sede são 20º46’ de latitude Sul e 50º11’ de longitude W. Gr., distando 550 Km em linha reta, da capital do Estado.